Desempenho do Varejo Nacional Apresenta Queda de 4,1% em Outubro de 2022, Indica ICVA da Cielo

vendas varejo

“É possível que o estímulo ao consumo proporcionado pelos empréstimos federais concedidos a pessoas físicas em outubro do ano passado tenha colaborado para uma base de comparação mais elevada”, afirmou Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, em comunicado à imprensa.

Impacto nos Três Macrossetores

Seguindo o indicador, os três macrossetores (Bens Duráveis, Bens Não Duráveis e Serviços) experimentaram uma baixa nas vendas em outubro. O setor de Serviços foi particularmente afetado, registrando uma queda de 7,1%, influenciado principalmente pelo desempenho negativo de Bares e Restaurantes, conforme observado pela companhia.

Metodologia ICVA e Amplitude da Análise

O ICVA é calculado com base em aproximadamente 1 milhão de estabelecimentos comerciais credenciados à Cielo, proporcionando uma perspectiva abrangente do panorama do varejo nacional. Vale ressaltar que o indicador abrange diversas categorias e setores, oferecendo uma visão representativa das dinâmicas de consumo.

Contraste com Outras Perspectivas do Setor

É relevante observar que, na quarta-feira (8), o IBGE divulgou um aumento de 3,3% nas vendas do varejo em setembro na comparação com um ano antes, superando a expectativa de crescimento de 2,5%, segundo pesquisa da Reuters. Essa divergência ressalta a complexidade do cenário econômico e a importância de considerar diversas fontes de dados para uma compreensão mais abrangente do desempenho do varejo.

Considerações Finais

O contexto desafiador evidenciado pelos números do ICVA da Cielo ressalta a necessidade de análises detalhadas e estratégias adaptativas por parte dos varejistas. Diante de um ambiente econômico em constante evolução, compreender as nuances do consumo é essencial para ajustar estratégias e antecipar tendências futuras.

As vendas no varejo nacional registraram uma queda significativa de 4,1% em outubro, quando comparadas ao mesmo período de 2022, descontada a inflação, conforme aponta o indicador ICVA da Cielo. Todas as áreas do varejo apresentaram recuos nesse período. “É possível que o estímulo ao consumo proporcionado pelos empréstimos federais concedidos a pessoas físicas em…